Powered By Blogger

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Livro " Angelologia " de Danielle Trussoni

Sinopse
Desde o início dos tempos que os nefilins, a raça que descende de anjos e humanos, procura dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Apenas a sociedade secreta de angelologistas, com os seus conhecimentos ancestrais, tem conseguido detê-los. Agora, a Irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, no estado de Nova Iorque, está prestes a juntar-se a eles. Mas conseguirá ela resistir ao imenso poder dos nefilins e evitar o apocalipse? Uma narrativa vigorosa, complexa e inteligente que funde elementos bíblicos, míticos e históricos e envolve o leitor da primeira à última página.
Este foi o primeiro livro que li sobre o tema anjos...eu que até tenho uma certa queda para vampiros e lobisomens,ehehe, sempre achei que os livros sobre anjos seriam um pouco monotonos e um pouquinho sem sal, mas este Angelologia surpreendeu-me pela positiva.
Angelologia é o primeiro romance desta jovem autora que com a sua escrita nos transporta para o epicentro da luta entre Nefilins e Angelologistas. Os primeiros são descendentes de mulheres humanas e dos anjos que com eles procriaram, seres magníficos mas terríveis, com vidas longas e marcadas pelo poder e terror que exercem sobre os humanos. Os angelologistas são um grupo de humanos que estudam o surgimento e a vida não só dos anjos mas dos nefilins, conjugando esforços no combate a estes seres sobrenaturais.
Ao contrário do que estava à espera, Angelologia não  se trata apenas de um romance fantástico, mencionando anjos e nefilins, é  com surpresa que verifiquei que tem um enredo cheio de aventura  que me fez lembrar os livros de Dan Brown e de José Rodrigues dos Santos, embora se encontrem algumas partes um pouquinho monotonas, mas nada de por aí além.
O livro começa com o pedido de acesso do estudante de arte Verlaine aos arquivos do Convento de Santa Rosa, em Nova York. Entre os corredores da ordem,  encontra-se a jovem irmã Evangeline, de apenas 23 anos,que vive no convento desde os 12 anos de idade, ela trabalha na biblioteca do local, famosa pelo seu catálogo de estudos sobre anjos. Verlaine argumenta que uma das irmãs fundadoras da ordem das Irmãs Franciscanas da Perpétua Adoração manteve correspondências amigáveis com a grande patrona das artes Abigail Rockfeller, milionária nova iorquina que é alvo de investigação do jovem estudante. O que Evangeline não sabe é que o interesse de Verlaine é na verdade uma pesquisa encomendada pelo misterioso Percival. Mesmo negando o acesso aos arquivos da ordem,  a  jovem freira fica intrigada com a carta recebida.Passam-se alguns dias e após questionar uma das mais idosas irmãs da ordem, Celestine,  a nossa protagonista descobre uma trama fantástica que se relaciona com as mais tenras memórias de sua infância. A figura de sua avó, a rica herdeira francesa Gabriella Lévi, é de suma importância no mundo da angelologia, um dos ramos originais da teologia que, como o nome diz, trabalha com o conhecimento dos anjos.
 O relato da irmã Celestine leva-nos a 1939, com todos os medos e tensões da guerra nazi que assolava a Europa pairando no ar. Com a mudança de narração para a primeira pessoa, mergulhamos num mundo de pesquisas, questionamentos e revelações que entrelaçam conhecimento secular e teológico.
No fundo, trata-se da disputa pelo controle do mundo por parte dos Nefilins e as tentativas da humanidade de se manter livre. Com a lenta deterioração que estas criaturas angélicas vêm sofrendo com o passar dos anos,  revela-se a importância de um artefato enviado pelo arcanjo Gabriel aos confins da terra. Agora, mais do que nunca, a  Sociedade Angélica deve agir, e é nesta tensão que a trama avança. A maneira como grandes famílias de renome e fortuna como os Rockfeller, os Habsburgo, as ordens religiosas e os grandes centros acadêmicos estão relacionados é magnífica!
O final consegue surpreender-nos, muito embora haja algumas pistas sobre estes acontecimentos ao longo do livro, e deixa antever uma continuação.
Recomendo vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário